terça-feira, 20 de setembro de 2011

20 de setembro - Comemoração da Revolução Farroupilha

Nosso povo tem orgulho de nossa história e todos os anos no dia 20 de setembro comemoramos a Revolução Farroupilha, seus feitos e sua história, cultuando a tradição em centros de tradições, dançando as danças tradicionalistas de CTG's, usando trajes típicos, fazendo desfiles a cavalo, enfim, cultuando a tradição e passando as histórias de nossos antepassados e heróis farroupilhas de geração em geração. A mini-série exibida pela Rede Globo "A Casa das Sete Mulheres", retratou para o Brasil o que foi a Revolução Farroupilha.

 A revolução Farroupilha também conhecida como Guerra dos Farrapos foi a maior guerra separatista que já aconteceu no Brasil, durou 10 anos, de 1835 a 1845,  e tinha o objetivo de separar o Rio Grande do Sul do resto do Brasil. 


 
Causas

Os gaúchos com agilidade defenderam o país em muitas lutas que tiveram como o palco o estado, quando os conflitos chegaram ao fim o povo esperava que o governo central passasse a estimular o desenvolvimento sustentavel da econômico do sul, no entanto, ao invés disso, o governo passou a tributar de forma extorsiva os produtos gaúchos, como charque, graxa, couro, erva-mate, sebo, etc. Não bastasse os impostos, na década de 30 o governo passou a incentivar a importação do charque dos paises do Prata, sendo este o estopim para a difícil situação que se impunha no solo gaúcho, revoltando a elite do estado.

A Revolta

Em 20 de setembro de 1835,  os rebeldes tomaram Porto Alegre e obrigaram o presidente da província a fugir para Rio Grande. Bento Gonçalves, herói da revolução, planejou o ataque e empossou Marciano Ribeiro como presidente. O governo imperial ainda tentou outra nomeação para o cargo, mas os farroupilhas não aceitaram, pois exigiam um governante que defendesse os interesses do sul. Foram muitas batalhas, Porto Alegre esteve sitiada por 1.283 dias, mas os farrapos não conseguiram tomá-la novamente dos imperiais. Com algumas derrotas e outras vitórias importantes os farrapos em 09 de setembro do ano de 1836 depois da vitória do Seival e de vários impasses decidiram proclamar a República Rio-Grandense. O movimento passou então a ter um caráter definitivamente separatista.

A República

Bento Gonçalves recebeu a noticia da proclamação da república quando estava no cerco a Porto Alegre, e é indicado como único candidato a presidente. Bento Gonçalves junto com outros heróis farroupilhas foram presos numa emboscada de Bento Manuel, Netto contudo decide continuar lutando. Depois do sobe e desce a sede do governo é instalada em Piratini e foram criados 6 ministérios. A república começou a ser estruturada em meio a muitas batalhas e feitos heróicos. Nesse tempo chega Garibaldi, e ao lado de Anita e de outros heróis farroupilhas escreve um dos mais bonitos e emocionantes capítulos da revolução farroupilha, entre eles a famosa travessia dos lanchões. Porém sem recursos e depois de longos anos de lutas os rebeldes separatistas passaram a ser chamados de farrapos e a paz passou a ser considerada, assim se iniciam as tratativas de paz e finalmente Caxias e os farrapos assinaram o tratado de Ponche Verde em 1º de março de 1845.


Fonte:


Principais personagens da Revolução Farroupilha

Bento Gonçalves
Bento Gonçalves da Silva (Triunfo, 23 de Setembro de 1788 — Pedras Brancas, 18 de Julho de 1847) foi um militar e revolucionário brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil.

Antônio de Souza Neto
Antônio de Sousa Neto (Rio Grande, 25 de maio de 1803 — Corrientes, 2 de Julho de 1866) foi um político e militar brasileiro, um dos mais importantes nomes do Rio Grande do Sul. Nasceu na estância paterna, em Capão Seco, no distrito de Povo Novo, da atual cidade de Rio Grande; lá e lembrado pelo CTG General Netto (de Povo Novo).

Anita Garibaldi
Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, (Morrinhos, Laguna, 1821 — Mandriole, Itália, 4 de agosto de 1849) foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos". Ela é considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da época.

Giuseppe Garibaldi

Giuseppe Garibaldi (Nice, 4 de julho de 1807 — Caprera, 2 de junho de 1882) foi um guerrilheiro italiano, alcunhado de "herói de dois mundos" devido a sua participação em conflitos na Europa e na América do Sul. Uma das mais notáveis figuras da unificação italiana, ao lado de Giuseppe Mazzini e do Conde de Cavour, Garibaldi dedicou sua vida à luta contra a tirania.

David Canabarro
David José Martins, conhecido como David Canabarro, (Taquari, 1796 — Santana do Livramento, 1867) foi um militar brasileiro.

Onofre Pires
Onofre Pires da Silveira Canto (Porto Alegre, 25 de setembro de 1799 - Santana do Livramento, 3 de março de 1844), foi um militar e revolucionário brasileiro.
Combateu com o Regimento de Cavalaria de Milícias de Porto Alegre pela integridade do Rio Grande do Sul, nas guerras contra Artigas, em 1816 e 1821, e pela do Brasil, na Guerra Cisplatina (1825 - 1828).
Na Revolução Farroupilha foi dos mais ativos e atuantes coronéis.

Fonte:
http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=5692

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates